A República Democrática da Coréia do Norte, também conhecida como Coréia do Norte é um país comunista ou socialista localizado acima da Coréia do Sul.

Assembléia Popular Suprema

Simbolo da Assembléia Popular Suprema

Assembléia Popular Suprema

Assembléia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte) é constituída por 687 deputados, um para cada distritos eleitorais da Coréia do Norte. Cada deputado tem um mandato de 5 anos.

Podendo disputar ao cargo, qualquer pessoa filiada ao Partido dos Trabalhadores que é o partido líder do estado. O Partido dos Trabalhadores é liderado por Kim Jong-un, sendo seu presidente e presidente da Coréia do Norte, ele governa a Coréia do Norte junto com o Partido Social Democrata e o Partido Chondogu Chongu, denominada Frente Democrática para a Reunificação da Pátria .

Assembléia Popular Suprema é o principal órgão legislativo da Coréia do Norte, ela é responsável pelo menor até o maior cargo ou lei da Coréia do Norte escolhido entre seus membros. Assembléia Popular Suprema, na prática, funciona apenas para aprovar as decisões do Líder Supremo, assim, a Coréia passa uma ideia de democracia.

Para que serve a Assembléia se a Coreia do Norte é uma ditadura?

Tal Assembléia é convocada uma ou duas vezes por ano durante vários dias. Sessões extraordinárias da Assembléia acontecem quando convocadas pelo Presidium ou por um terço dos deputados da Assembléia.

São funções da Assembléia:


  • Incluir, alterar ou completar leis à constituição 
  • Determinação da política e orçamentos do Estado 
  • Eleições do Presidente, Vice-Presidente e membros da Comissão Nacional de Defesa Eleição do Presidente e outros membros do Presidium 
  • Eleições de funcionários legais 
  • Nomeação do Premier, Vice Premiers e outros membros do Gabinete Recebendo relatórios e adotando medidas no gabinete 
  • Emendas constitucionais que precisam da aprovação de dois terços dos deputados

Como funciona o sistema político da Coréia do Norte?

O sistema político da Coréia do Norte, como falamos, é feito pela Assembléia Popular, atualmente é composto por 687 deputados, em sua maioria do Partido dos Trabalhadores, Partido Social Democrata e partido Chondoist Chongu.
Kim Yong-nam é presidente da Assembléia desde 1998. Choe Thae-bok , Kim Wan-su e Hong Son Ok são os vice-presidentes.
Em 14 de abril de 2012 durante a 12ª Assembleia Popular Suprema, Kim Jong Un foi eleito líder supremo do país. Os eleitores poderiam votar sim ou não com todas as votações afirmativas, segundo funcionários do governo.

Como se filiar ao Partido dos Trabalhadores?

Todos os cidadãos com 17 anos ou mais podem ser candidatos para serem eleitos para o Legislativo e votarem nas eleições.

Um pequeno Filtro

Os candidatos precisam ser selecionados pela Frente Democrática para a Reunificação da Pátria em reuniões de massa realizadas para decidir quais candidatos poderão disputar uma eleição.

Outros partidos

A Coréia do Norte afirma ter outros movimentos partidários, como a Liga Juvenil Kimilungista-Kimjongilista , a Liga Democrática Coreana Feminina e a Sociedade da Cruz Vermelha da República Popular Democrática da Coréia .

Votações na Coreia do Norte

Apenas um candidato selecionado pela Frente Democrática para a Reunificação da Pátria aparece na cédula para ser votado. Um eleitor pode riscar o nome do candidato para votar contra ele, mas para votar contra algum candidato, o mesmo deve ser feito em público. Durante a votação o eleitor deve votar com uma caneta vermelha junto à uma urna, sendo à vista dos funcionários eleitorais. Em algumas assembleias de voto existe uma urna separada para os votos 'não'.
Vários fugitivos da Coréia do Norte dizem que ninguém utiliza as urnas do voto não por colocarem a vida em risco.



EmoticonEmoticon