A República Democrática da Coréia do Norte, também conhecida como Coréia do Norte é um país comunista ou socialista localizado acima da Coréia do Sul.

Como surgiu a Coréia do Norte?

Como surgiu a coreia do norte?

Como surgiu a Coréia do Norte?

Na Conferência de Teerã e Yalta em novembro de 1943, em fevereiro de 1945, a União Soviética fez um notificado de que iria agir para a Guerra do Pacífico, no prazo de três meses após a vitória na Europa. Após três meses do dia e 8 de agosto de 1945, a União Soviética (URSS) declarou guerra ao Japão. As tropas soviéticas avançaram rapidamente, com isso os EUA tiveram que ajudar o Japão contra o comunismo soviético que espalhava na Coréia. Em 10 de agosto, o governo dos Estados Unidos decidiu propor o paralelo 38 como a linha divisória entre uma zona de ocupação soviética no norte e uma zona de ocupação norte-americana no sul. A divisão colocou dezesseis milhões de coreanos na zona americana e nove milhões na zona soviética devido a fuga das pessoas na zona Norte para a sul.

Kim John Un e Stalin

Os Soviéticos e a Coreia do Norte

Os soviéticos se moveram em massa para a Coréia em 14 de agosto e rapidamente tomaram o nordeste do país, e em 16 de agosto desembarcaram em Wonsan, matando, usurpando e abusando de mulheres e crianças. Em 24 de agosto, o Exército Vermelho chegou a Pyongyang. Em agosto, os chamados Comitês do Povo que foram fundados pelo Partido Comunista da Coréia do Norte surgiram em toda a Coreia com o único objetivo de separar o sul da zona usurpada. Logo em setembro foi renomeada e divida de fato a Coreia do Norte, graças aos Soviéticos. Quando as tropas soviéticas entraram em Pyongyang, encontraram com o Comitê Popular planejado e liderado pelo veterano nacionalista cristão Cho Man-sik, Cho Man-sik recebia ordens de Moscou.

Kim Jong Un I

O pai do atual ditador, Kim Il-sung ordenou o Exército Vermelho a guerrearem em Wonsan.  contra os japoneses na Manchúria na década de 1930. Treinado pela URSS pelo Exército Vermelho desde 1941 as autoridades soviéticas apresentaram Kim ao público norte-coreano como um herói guerrilheiro. Em 1945 Kim e os outros comunistas apoiaram o governo soviético sobre a Coréia. Cho Man-sik se opôs à proposta em uma reunião pública em 4 de janeiro de 1946 e desapareceu logo em seguida, havendo percussões de sumiço intencionado através dos soviéticos. Em seguida os Comitês do Povo organizados como Comitês Interinos do Povo regido pelos comunistas instituíram políticas  de expropriações de terras, nacionalização da indústria, reforma da legislação trabalhista e aumento do poder do estado em relação as pessoas.

Um novo partido do Estado

Enquanto isso, os grupos comunistas existentes foram reconstituídos como um único partido sob a liderança de Kim Il-sung. Em 18 de dezembro de 1945, os comitês de outros partidos comunistas foram transformados em um único, o Partido Comunista da Coréia do Norte. Em agosto de 1946, este partido fundiu-se com o Novo Partido Popular para formar o Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte (PT). Logo o Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte se elegeu ao poder. Logo em 1949, o Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte se uniu ao seu partido de oposição para se tornar o Partido dos Trabalhadores da Coréia, com Kim Jong Un como presidente do partido.

Ações do novo partido da Coréia

Kim estabeleceu seu exército vermelho, o Exército do Povo da Coreia (KPA) alinhado com os comunistas da URSS. O KPA (Exército do Povo da Coreia) foi um exército especializado em táticas de infiltração e guerrilha. Antes do início da Guerra da Coréia, Joseph Stalin equipou a KPA com modernos tanques médios, caminhões, artilharia e armas de pequeno porte. Também foi formado uma força aérea, equipada inicialmente com caças e aviões de ataques soviéticos. Mais tarde o exército KPA teve seus pilotos norte coreanos enviados para a União Soviética e China para treinar táticas em aviões a jato.

Veneração a Stalin

Assim como na Rússia, a Coréia do Norte já estabelecida, expropriou produtores de alimentos de suas terras, acabou com a propriedade privada, definiu parte da população como proletariados exploradores e colocou ambos os sexos "Homem e mulher" com obrigações igualitárias, tanto em esforço físico como mental.  Nacionalizou a indústria, transporte comunicação e expropriou os bancos.


Negociações com a URSS e Stalin

Os EUA estavam negociando com a União Soviética a liberdade da Coréia, mas não conseguiram progredir, levando assim a questão para a ONU em setembro de 1947. Com isso, a ONU pediu para que fosse realizado uma eleição na Coréia, mas, a União Soviética se opôs a esse movimento, obrigando a ONU a realizar eleições supervisionadas apenas no sul da Coréia, local para onde a maioria da população havia fugido. Em abril de 1948, uma conferência de organizações do norte e do sul reuniu-se em Pyongyang, mas a conferência não produziu acordos satisfatórios devido as imposições do lado norte. Com isso As eleições foram realizadas na Coreia do Sul em 10 de maio de 1948 e em 15 de agosto, a República da Coréia entrou formalmente em vigor.

Ainda em 1948, a Coréia do Norte fez uma Assembélia Popular Suprema e escreveu uma nova constituição, colocando Kim Jong Un como primeiro ministro.

O governo Comunista Oficializado

Já em 1949, a Coréia do Norte era um estado comunista oficializado contendo apenas um partido e todo poder monopolizado pelo Partido dos Trabalhadores.


EmoticonEmoticon